segunda-feira, 4 de maio de 2015

Parábola do Semeador - 9 anos da Conexão

Esse é o ano de frutificar.   Estamos hoje comemorando 9 anos de frutos.
           Produzir frutos é muito importante, na verdade é vital. No entanto, no ano de frutificar, é essencial analisarmos que tipo de frutos temos dado. Pois no Reino de Deus, não basta dar frutos, os frutos, de acordo com as palavras de Jesus, precisam permanecer.           Permanecer.  O final das coisas é melhor do que o começo, então vamos analisar nossa vida. Estamos de fato melhor do que começamos?
Mt 13:1-8,18-23          A parábola do semeador nos dá uma ajuda, para avaliarmos nossos frutos e permanecer na presença de Deus até o fim de nossas vidas.Começamos com um mesmo semeador, uma mesma semente e terrenos diferentes.
          Vejamos porque alguns frutos não permaneceram, são o que conhecemos como as pessoas se desviam da fé:
a) a por causa dos cuidados desse mundo. (casa, carreira, casamento e tantas coisas que quando ficam em primeiro lugar na vida das pessoas, as fazem se afastar de DEus.)
b) por causa das perseguições que começaram a experimentar por causa do Evangelho. São aqueles que não acolheram sinceramente a verdade para serem salvos. A eles, o próprio Deus envia a operação do erro e da mentira (2Ts 2.9-11).
c) Há também os que, depois de algum tempo, passaram a dar ouvidos a doutrinas de demônios
    (1Tm 4.1).
d) Outros, se desviaram da fé para professar uma doutrina que acharam que era mais intelectual  (1Tm 6.20-21).
e) Com mais freqüência, há os que foram levados pela cobiça, como Judas, Balaão e Demas, que amou o presente mundo. Causas Prováveis de apostasia:
  A demora,   a relutância,    a vida frouxa   e a negligência em romper definitivamente com o pecado e o erro. A dureza de coração e a incredulidade são capazes de afastar alguém do Deus vivo
(Hb 3.12-13).
 Os motivos externos são vários- amor ao dinheiro, - orgulho, - problemas morais não resolvidos, - vaidade intelectual, - falta de coragem para assumir a verdade e - desejo de novidades.
        A raiz de tudo isso, é a falta de um coração regenerado, a bíblia sempre admite. O necessario é a regeneração completa, ou seja, o nascer de novo Jo 3
E há 2 tipos de frutos maus: 1 - Um mal fruto pode permanecer muitos anos na igreja e no ministério cristão sem jamais revelar a podridão que já aconteceu em seu coração.
                                                 2 - Frutos, assumem a apostasia e rompem abertamente com a fé cristã histórica, e geralmente adotam outras doutrinas que mesmo aparecendo com cara de novas e revestidas de respeitabilidade intelectual, nada mais são que as velhas heresias teológicas e morais que a Igreja já enfrentou ao longo dos anos.

          Só há uma coisa que mantém o cristão na verdade: o temor a Deus, a humildade e um coração    quebrantado.           Os que verdadeiramente se humilham diante de Deus e tremem de sua Palavra, mesmo que errem em pontos secundários, que caiam eventualmente em pecados, jamais se afastarão definitivamente de Deus e da sua palavra. O verdadeiro crente não pode mais abandonar a Deus. Nem que queira. Nem que em momentos terríveis diga a Deus que nunca mais o servirá. Ele acaba voltando. O apóstata vence essa barreira. Ele consegue passar o limite. Ele consegue pular a cerca. Ele não receia o que poderá acontecer. Pois no fundo ele realmente não acredita. A apostasia é uma realidade muito mais presente nos meios evangélicos brasileiros do que se deseja perceber.           O falso conceito de tolerância, o relativismo, a falta de convicções doutrinárias, o liberalismo teológico travestido de ciência, tudo isso favorece um quadro cinza e enevoado ofuscando o verdadeiro Evangelho.Pelos frutos se conhecem a árvore, e à partir desta, sabemos se há salvação ou não.
Que possamos avaliar a nós mesmos.
Boa Semana e um ano de frutificar.
Prª. Patrícia

0 comentários:

Postar um comentário