segunda-feira, 6 de maio de 2013

Sendo fiel no pouco


"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito ..." (Lc 16:10, NVI)
  Somos fiéis nas pequenas coisas que a vida nos envia? Ou será que estamos sempre à espera de que a grande oportunidade de lutar por Jesus e trazer outros para a salvação, aconteça?
Bem, o que muitas vezes tendemos a esquecer é que, antes que Deus possa nos usar muito para ser uma bênção para muitos, temos que provar a nós mesmos por sermos fieis nas pequenas coisas, as coisas que fazem parte do nosso cotidiano e que podem parecer muito insignificantes para nós no esquema maior das coisas. Em Lucas 19:11-7 Jesus diz aos seus discípulos a parábola dos 10 funcionários que receberam cada um uma mina e pediu para fazer negócios com ele. Nessa parábola, lemos: 'Muito bem, servo bom, porque foste fiel no pouco, ter autoridade sobre 10 cidades "(Lucas 19:17). Em Lucas 16:10, Jesus diz outra parábola, onde ele diz: "Quem é fiel no que é mínimo, também é fiel no muito, e quem é injusto no que é menos importante, também é injusto no muito."
Agora, o que significa ser fiel nas pequenas coisas? Não nos damos conta de que estamos, a cada dia de nossas vidas, vivendo através desse teste? Talvez seja porque nós não passamos ainda por esse teste, que   Deus não pode usar-nos plenamente no caminho que Ele teria se alegrado ou planejado. Será que vamos perder a perfeita vontade de Deus em nossas vidas, só porque não fomos fiéis nas pequenas coisas?
Aqui estão algumas das pequenas coisas que todos nós enfrentamos em nossas vidas.
1.Não ter vergonha de deixar os nossos amigos saberem que nós acreditamos (e seguimos) Cristo, mesmo que isso possa signifique alguma ridicularização temporária. (Mateus 10:32-33, Lucas 12:8-9 - Aquele que me confessar diante dos homens, o Filho do Homem também o confessará diante dos anjos de Deus, mas aquele que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus ). Este é um dos desafios mais difíceis que enfrentamos. Há momentos, em que não queremos divulgar o fato de que cremos fortemente em Jesus (por medo de ser ridicularizado por alguns descrentes). Podemos não ter negado Jesus, mas convenientemente com certeza,  não nos colocamos em uma situação onde a nossa fé seria exposta.
2. Permanecer, ou ser fiel em todas as questões de dinheiro e pertences que não pertencem a nós.
3.Não fofocar ou falar de forma pejorativa sobre os outros nas suas costas. Muitas vezes, nós mesmos podemos não ter ditor muito, quando nossos amigos fazem isso, mas podemos apenas ficar ao redor, rindo e curtindo com eles. Isso é porque não queremos ser vistos como sendo "diferente" deles? ( Efésios 4:29, Tito 3:1)
4. Problemas de ego, o orgulho, a ambição egoísta,ciúmes 'Eu primeiro, os outros depois "ira, indignação, raiva e frustração quando outros tomam o crédito que é devido a nós (no trabalho, talvez).
5. Mentir em questões pequenas ou grandes (outro grande desafio que muitos de nós mantém ao lado). (Colossenses 3:09 - Não mintam uns para os outros,uma vez que ja vos despistes do velho homem com os seus feitos)
6. Práticas de corrupção, fraude, falsidades, etc, que são considerados bem e às vezes até mesmo como 'esperto' pelo mundo. Muitas vezes, podemos encontrar-nos  apenas indo, seguindo com o fluxo, com medo de ficar de firme por aquilo em que acreditamos e acabamos fazendo algo que não está certo. Às vezes, quando as pessoas nos sugerem formas corruptas ou errada de fazer as coisas, em vez de dizer-lhes que a nossa consciência não nos permite fazer isso, podemos apenas ficar quieto ou acenar com a cabeça em concordância, embora não possamos realmente seguir os seus conselhos. Este motivo é porque não queremos ser visto como "diferente".
7.Sendo mesquinho ou ganancioso por dinheiro ou outros bens.
As pessoas podem ver a diferença na maneira como nos comportamos em nossas atividades diárias? Se eles não vêem a diferença, que é ou porque somos como uma grande parte do sistema deste mundo como eles são ou porque somos muito envergonhados para deixar o mundo saber que não somos. Como, então, podemos ser chamados seguidores de Cristo?
Em Mateus 12:33 Jesus diz que uma árvore é conhecida por seu fruto. Pondo uma 'mangueira' na frente de uma bananeira não vai tornar a mangueira menos identificável como tal. Ir à igreja todos os domingos e ir às reuniões de oração não é o que nos identifica como cristãos. É a maneira como vivemos nossa vida cotidiana que faz. (Veja Gálatas 5:16-26 para uma instrução concisa sobre a vida cristã)
Na escritura, o profeta Eliseu disse um homem chamado Naamã para ir lavar-se no rio Jordão, e ele seria curado de sua lepra. Naamã era o capitão de um exército, um homem muito influente. Ele não queria ir lavar no sujo rio Jordão. Sua atitude era: "Isso é um absurdo. Isso é pouco. Isso é insignificante. Isso não vai fazer nenhuma diferença. "Seu assistente disse:" Naamã, se ele tivesse lhe pedido para fazer algo difícil, algo grande, você poderia fazê-lo. Por que você não fazer essa pequena coisa? "Naamã finalmente foi, lavou no Jordão, e ele foi totalmente curado.
Eu me pergunto quantos de nós podemos ver o nosso progresso, a nossa cura, a nossa promoção, ou um sonho vir a acontecer se nós apenas fazemos as coisas grandes que Deus está nos pedindo para fazer. As pessoas pensam: "Ah, isso realmente não importa. Eu vou fazer isso um dia. "Mas percebo hoje, essas pequenas coisas significam muito. Elas estão atras da plenitude de seu destino. Pode ser algo pequeno, mas seu ato de obediência fará Deus liberar a grande coisa que ele tem reservado pra ti.
Isso significa obedecer, crer e viver com integridade ... Deus abençoe
Obedeça e seja fiel em tudo!

Um comentário: